Especialista em Comunicação Corporativa partilha experiência com estudantes de Comunicação Social
No passado dia 10 de março, os alunos do terceiro ano do curso de Comunicação Social da Escola Superior de Educação de Viseu contaram com a participação online do jornalista e especialista em Comunicação Corporativa e Mídias Digitais, Rogério Paiva, na disciplina de Assessoria de Comunicação. O jornalista explorou a temática da avaliação de resultados em ações e programas de comunicação digital, a partir de sua experiência profissional em redes sociais.
Por: Adrielly Miranda
Diretamente do Pará, norte do Brasil, Rogério Paiva conduziu a sessão através da plataforma zoom, destacando estratégias e exemplos práticos que empregou com sucesso nas redes sociais da ALEPA (Assembleia Legislativa do Pará). Com uma trajetória de sucesso, viu o número de seguidores na conta da ALEPA, no Instagram, crescer de 300 seguidores em 2020 para 51,2 mil em 2024. O especialista revelou as estratégias por trás desse avanço e compartilhou com os alunos insights sobre os termos técnicos utilizados pela plataforma para medir o alcance das publicações.
“Só sabemos se a nossa proposta de comunicação para redes sociais instituições darão certo se testarmos, medirmos, melhorarmos”, ressaltou Rogério Paiva, que há 16 anos é jornalista na Assembleia Legislativa do Pará, mas atualmente é coordenador de mídias digitais da instituição. O convidado também destacou que o perfil da ALEPA foi reconhecido nacionalmente, em 2024, como o mais envolvente e engajado entre todos os perfis digitais legislativos do Brasil. Por 100 dias consecutivos, de 1 de janeiro a 8 de abril de 2024, o perfil esteve em primeiro lugar no ranking da plataforma Social Media Gov, que considerou todas as redes sociais das Assembleias Legislativas do Brasil. O perfil é ainda finalista na categoria “Inclusão e Diversidade”, do prémio organizado pela mesma plataforma de pesquisa.
A aula, centrada em avaliação de resultados em comunicação, proporcionou aos alunos uma compreensão mais prática sobre a escolha de estratégias quando o assunto é visibilidade digital. Além disso, como jornalista que traz consigo 20 anos de experiência, Rogério Paiva concluiu a sessão inspirando os alunos finalistas com motivações sobre o futuro na carreira de gestor de redes sociais.