Viseu XMAS RUN juntou mais de um milhar de pessoas
O Viseu XMAS RUN 23 regressou domingo, dia 17 de dezembro, às ruas e avenidas de Viseu, com o objetivo de aliar a atividade física à solidariedade.
Na corrida de 10 quilómetros e na caminhada de 5 quilómetros, foram cerca de 1000 as pessoas que se uniram a esta causa solidária, conseguindo assim o Município de Viseu apoiar a APPACDM de Viseu com o valor de 7.000 euros, valor angariado com as inscrições.
“O povo de Viseu foi ainda mais solidário”, elogiou o presidente da Câmara Municipal de Viseu, “nós apontávamos para uma atribuição de 5.000 euros, mas conseguimos mais graças à solidariedade dos viseenses.” Fernando Ruas salientou ainda que “a APPACDM é uma Instituição que merece por todo o trabalho que desenvolve na promoção do bem-estar das crianças e jovens com deficiência mental, multideficiência e jovens em risco, e sabe que pode contar sempre com o nosso apoio”.
Muitos foram os que se associaram a esta causa, desde ginásios, clubes desportivos e grupos de corrida, que assim contribuíram para o sucesso a nível de organização e a nível da receita necessária para alcançar o objetivo principal.
Rui Pereira, do Runners do Demo, Clement Canton, do Forlife – Clube de Triatlo de Viseu, e André Figueiredo, do Ontrisports, foram os atletas que se destacaram em 1º, 2º e 3º lugar, respetivamente, na geral masculinos da corrida.
Já na geral femininos, destacaram-se Carina Sousa que participou individualmente e se classificou em 1º lugar, Maria Duarte e Clara Oliveira, ambas do Hut Runners Viseu.
“A moldura humana que presenciámos neste dia foi absolutamente emocionante e prova-nos que, quando chamados a contribuir, os viseenses não se negam. Estamos quase a entrar no ano de Viseu enquanto Cidade Europeia do Desporto e são estes eventos que nos orgulham e motivam a fazer mais e melhor”, reforçou o vereador do Desporto da Câmara Municipal de Viseu, Pedro Ribeiro.
Simultaneamente, decorreu o 61º Grande Prémio Internacional Cidade de Viseu, organizado pela Associação de Atletismo de Viseu, e que contou com a participação de cerca de 50 atletas federados.