Cine Clube de Viseu apresenta ciclo “Segue por carta”

O Cine Clube de Viseu vai ser palco para a abertura do ciclo “Segue por carta”, no próximo dia 2 de junho. O projeto conta com quatro histórias epistolares que se resumem em cartas de amor e amizade e que constituem uma ponte entre os tempos.

Por Beatriz Mota e Mafalda Madeira

O Auditório IPDJ receberá, no próximo dia 2 de junho, “Correspondências” de Rita Azevedo Gomes, um filme-ensaio que retrata a amizade de Sophia de Melo Breyner Andresen e Jorge de Sena. O filme, que era inicialmente apenas um documentário sobre Portugal nos anos 60 e 70, tornou-se num espetáculo onde amigos e atores leem as cartas trocadas entre Sophia de Melo Breyner e Jorge de Sena ao longo de duas décadas.

O filme-ensaio conta com a presença de personalidades portuguesas e estrangeiras e nomes como Eva Truffaut, Rita Durão, Luís Miguel Sintra, entre outros.

Este espetáculo marca o início de uma sequência de quatro histórias epistolares que consistem em quatro filmes de cartas de amor e amizade e que mantém uma relação entre os tempos e a evolução das civilizações. O ciclo de cinema inclui ainda as exibições de “As noites brancas do carteiro” (9 de junho), de Andrei Konchalovsky, “Noite Incerta” (16 de junho), de Payal Kapadia, “A loja da esquina” (23 de junho) de Ernst Lubitsch, e “Flee – A Fuga” (30 de junho), de Jonas Poher Rasmussen.

O primeiro filme será apresentado às 21 horas do dia 2 de junho e a entrada é grátis para jovens até aos 18 anos. Os estudantes de ensino superior têm desconto no bilhete.

a