Antevisão: 22ª jornada com clássico ‘decisivo’
A próxima jornada da Liga Bwin arranca sexta – feira (11) com clássico no Dragão. O encontro entre FC Porto e Sporting pode ser decisivo para as contas do campeonato.
Por Tânia Chaves
Depois da vitória em Alvalade frente ao Famalicão, o Sporting visita o FC Porto, pelas 20h15, no arranque da jornada. Separados por seis pontos, em caso de vitória a equipa de Sérgio Conceição pode alargar a vantagem sobre o rival direto, para nove pontos. Com duas equipas que neste campeonato só sabem vencer, os dois emblemas empataram na primeira ronda. Para o duelo, o Porto tem praticamente todo o plantel para ir a jogo, sendo Diogo Costa a grande dúvida. Do lado dos leões, Pedro Porro falha a partida, devido a castigo e Pote ainda está em dúvida.
No sábado (12), às 15h30, o Braga recebe a equipa de César Peixoto. Depois da derrota no dérbi do Minho frente ao Vitória de Guimarães, a equipa de Carvalhal vai procurar segurar os três pontos frente aos castores, que empataram na última ronda.
Às 18h Portimonense e Boavista defrontam-se. A equipa de Portimão, que já não vence em casa desde novembro, ocupa o sexto lugar com 26 pontos, mais seis que o conjunto de Petit.
À mesma hora, o Benfica recebe o Santa Clara. Depois da vitória por 3-1 frente ao Tondela, os encarnados, na terceira posição com 47 pontos, querem vencer em casa frente à equipa açoriana, que se encontra no meio da tabela (10º).
Ainda no sábado, o Tondela entra em campo às 20h30 frente ao Estoril. A equipa de Pako Ayestarán perdeu em casa, frente ao Benfica, terminando a jornada no 14º lugar. Em risco de cair para a zona de linha de água, os beirões querem vencer frente ao conjunto de Bruno Pinheiro que ocupa o 7º lugar com 27 pontos, mais sete que o Tondela.
Famalicão e Moreirense são as duas primeiras equipas a entrar em campo no domingo (13). A equipa de Sá Pinto visita os famalicenses, depois de uma goleada por 4-1 na última jornada, frente à B-SAD. Os dois conjuntos estão separados apenas por dois pontos.
Às 18h é a vez da B-SAD receber o Vitória de Guimarães. O conjunto de Pepa quer somar pontos para encurtar a desvantagem perante um Gil Vicente sensação no campeonato. Já a B-SAD, ocupa o último lugar da tabela, com apenas 12 pontos e em sério risco de despromoção.
Os gilistas vistam, também no domingo, a equipa de Álvaro Pacheco. O Vizela que na última jornada empatou frente ao Boavista, espera um possível desaire do Santa Clara frente ao Benfica, para alcançar o décimo posto da tabela. Já o Gil Vicente, qualquer que seja o desfecho do encontro, permanece no 5º lugar.
A 22ª jornada encerra com o duelo entre Arouca e Marítimo, na segunda-feira (14). O conjunto de Armando Evangelista perdeu em casa, na 21ª jornada, frente ao Porto e procura pontuar na receção ao Marítimo. A turma de Vasco Seabra ocupa o 9º lugar com 24 pontos, mais um que Santa Clara. O apito inicial está marcado para as 20h15 em Arouca.