Programa municipal VISEU HABITA apoia 53 famílias carenciadas em 2021

No dia 16 de dezembro, o Solar do Vinho do Dão acolheu a cerimónia de assinatura dos contratos e a entrega das comparticipações dos programas municipais VISEU HABITA e VISEU SOLIDÁRIO 2021.

Por Ana Sofia Simão e Letícia Silva

Este ano, o Município de Viseu recebeu 80 candidaturas ao programa VISEU HABITA, das quais 53 foram aprovadas. Destas, 26 beneficiarão da melhoria da eficiência energética ou do comportamento térmico das habitações: uma manifestação da preocupação do Município com a sustentabilidade ambiental e com o bem-estar das gerações futuras.

O apoio da autarquia também foi transversal a todo o concelho, apoiando projetos em 21 das 25 Freguesias.

Em 2021, o Município de Viseu atribuiu mais de 200 mil euros de apoio aos munícipes através do VISEU HABITA. Complementarmente, dedicou cerca de 65 mil euros aos beneficiários do VISEU SOLIDÁRIO.

“O VISEU HABITA é para continuar”, referiu o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Dr. Fernando Ruas.

No momento simbólico da cerimónia, que contou com a presença das famílias contempladas e dos Presidentes das Juntas de Freguesia, o Presidente afirmou que “a coesão territorial e social é uma prioridade. Sempre que possível, vamos corrigir as assimetrias no concelho e, através deste programa, garantir boas condições de habitabilidade aos viseenses mais carenciados”.

Desde 2003, o Município de Viseu, no âmbito do VISEU HABITA, já apoiou cerca de 1600 famílias, num investimento de mais de 6 milhões de euros, ao qual somou os apoios do VISEU SOLIDÁRIO, no valor de mais de 1 milhão e 700 mil euros na reabilitação de habitações.

No total, desde 2003, o Município de Viseu já investiu cerca de 7 milhões e 800 mil euros na melhoria das condições de vida dos viseenses.

a