Mangualde vai falar sobre impacto da violência doméstica nas crianças

Mangualde vai falar, no próximo dia 29 de novembro, sobre “Perspetivas e olhares sobre a Violência Doméstica – Intervenção, Acompanhamento e Impacto nas Crianças”. Este seminário, inserido nas Comemoração do Dia Internacional para a Eliminação de Todas as Formas de Violência Contra as Mulheres, terá lugar a partir das 14h00, na Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves. 

A abertura do secretariado acontecerá pelas 14h00 e, pelas 14h30, terá início da Sessão de Abertura com Elísio Fernandes, presidente da Câmara Municipal de Mangualde, Maria José Coelho, vereadora da Câmara Municipal de Mangualde, Márcia Martins, diretora do Centro Distrital da Segurança Social de Viseu. A moderadora será Cristina Lopes, conselheira Municipal para a Igualdade.

Pelas 15h00 falar-se-á sobre “Prevenção da Violência na Comunidade – Como trabalhar” com a intervenção de Ana Paixão, da Questão de Igualdade – Associação para a Inovação Social. Seguir-se-ão as temáticas “Violência Doméstica – Como Intervir”, por Elisa Brites, da APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima; “A Violência Doméstica e o Impacto nas Crianças e seu Futuro”, por Tatiana Louro, da Cinco Sentidos – Espaço de Reabilitação e Intervenção Psicoeducacional; e “Violência Sexual – Masculinidades e Prevenção”, por Ângelo Fernandes, da Associação Quebrar o Silêncio.

Às 17h00 falar-se-á sobre “Intervenção e abordagem estatística”, pelo Sargento-ajudante Cruz da Guarda Nacional Republicana, e pelas 17h30 decorrerá a Sessão de Encerramento com a intervenção de Elza Pais, deputada da Assembleia da República e investigadora.

As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias até 26 de novembro através dos seguintes contactos: T. 232 619 880 ou email margarida.chaves@cmmangualde.

EXPOSIÇÃO “EPISÓDIOS DE UMA VIDA” ATÉ 6 DE DEZEMBRO

Ainda no âmbito da Comemoração do Dia Internacional para a Eliminação de Todas as Formas de Violência Contra as Mulheres, estará patente na Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves, em Mangualde, de 29 de novembro a 6 de dezembro, a Exposição “Episódios de uma Vida”. Esta resulta de um conjunto de conversas com a população sénior de Marvila, em Lisboa, dinamizadas pelas Associações Questão de Igualdade e Quebrar o Silêncio, desenvolvidas no âmbito do Projeto Academia Sénior de Marvila, financiado pelo Programa BIP/ZIP – Parcerias Locais 2018. 

As conversas giraram em torno dos Direitos Humanos e foram abordados tópicos como o acesso à educação, ao trabalho, à partilha das responsabilidades familiares e as relações de intimidade, entre outros temas.

a