Feira de São Mateus renasceu mais bonita em 2019

Guardiã das Feiras Populares terminou este domingo com 1 milhão e 142 mil entradas registadas. Em 2020, evento decorre entre 6 de agosto e 13 de setembro.

Chegou ao fim mais uma edição da Feira de São Mateus, em Viseu. O certame encerrou ontem, domingo, depois de 39 dias de reencontros que voltaram a surpreender viseenses, visitantes e turistas.

Pelo quarto ano consecutivo, o tão desejado número mágico de 1 milhão de entradas foi superado no dia 10 de setembro. De entre os dias com maior afluência, foram os concertos dos Gipsy Kings e Ludmilla que bateram recordes de público.

Para além de um cartaz musical de excelência, que contou com grandes nomes da música lusófona, a Guardiã das Feiras Populares voltou a privilegiar as suas raízes e tradições, com atuações de grupos folclóricos na Praça de Viriato, a recuperação do Concurso de Fotografia, o regresso do Dia de Viriato e do Concurso de Vestidos de Chita e as gincanas de motas e carros antigos.

Também os domingos francos de entrada gratuita continuaram a conquistar o público familiar da Feira de São Mateus. No dia 18 de agosto, noite do Concurso de Vestidos de Chita, vieram feirar mais de 60 mil pessoas. Foi o dia com maior número de entradas, este ano.

Cristina Paula Gomes, Presidente da VISEU MARCA, declara que “a Feira de São Mateus continua a colocar Viseu no mapa dos grandes eventos culturais do nosso país. Por mais um ano, viemos a confirmar que somos uma das feiras populares mais qualificadas, atrativas e modernas de Portugal”.

A marcar a edição de 2019 da Feira estiveram as novas esplanadas dos pavilhões das farturas, a Roda Gigante, os primeiros Noivos de São Mateus, 90 stands de madeira dos expositores da Feira, a Fisca, a nova mascote do evento, e um projeto de luz que homenageou a gastronomia da região.

Em 2019, a Feira assumiu-se, também, como “a feira popular mais verde do país”, com novos importantes passos na redução da sua pegada ambiental. Palhinhas, talheres e pratos de plástico foram substituídos por alternativas mais sustentáveis.´

“A Feira revalidou o seu estatuto de certame popular de referência do país. Soube reconquistar a preferência dos portugueses e ser influente junto de turistas internacionais, contribuindo para a reputação e notoriedade da cidade e da região enquanto destinos. É ainda um motor económico e de emprego de Viseu muito relevante.”, afirma Jorge Sobrado, Gestor da Feira de São Mateus e Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Viseu.

A edição 628 já tem datas marcadas. Entre 6 de agosto e 13 de setembro de 2020, Viseu terá mais 39 dias para feirar. As tradições do certame e algumas novidades na requalificação do evento e no seu cartaz musical já estão em vista por parte da organização.

A VISEU MARCA voltou a contar com o apoio de um importante leque de parceiros e patrocinadores para a realização da Feira de São Mateus. São eles o Santander, Super Bock, MEO, Sumol, Jornal do Centro, Sumol, Delta, Galp, JS Clínica Médica, Fidelidade, Litocar, Ribeiro Santo, Nutriva, Lugrade, FNAC, Blueticket, Oceanário de Lisboa e Farmácia Viriato, assim como o Correio da Manhã e a CMTV.

a