“A Voz do Rock” celebraram cinco anos com concerto

No passado dia 27 de janeiro, o projeto “A Voz do Rock”, orientado pelo coletivo da Associação Gira Sol Azul e dirigidos por Ana Bento e Ricardo Augusto, comemorou o seu 5.º aniversário. O evento decorreu no espaço Carmo´81, em Viseu, que ficou completamente lotado.

Boa disposição e alegria foram as palavras que marcaram as pessoas que se dirigiram, no passado domingo, ao Carmo´81 para assistir ao concerto do 5.º aniversário do projeto “A Voz do Rock”.

Através de temas emblemáticos do Rock e do Indie português, cerca de 20 idosos a partir dos 60 anos partilharam a sua energia e vontade de viver com o público.

O projeto foi criado no âmbito do Festival de Artes “Viseu A” que se realizou em 2014 no Teatro Viriato, sobreviveu até hoje e no que depender do presidente da Câmara Almeida Henriques, da diretora musical e artística Ana Bento e do guitarrista Ricardo Augusto, irá sobreviver durante muito tempo e crescerá cada vez mais.

Quando tomou conhecimento do Festival, e inspirada pelo projeto americano Young@Heart, Ana Bento, teve a ideia de criar um grupo em Viseu, com pessoas de idade mais avançada, para cantar músicas portuguesas que, pelo seu sucesso, acabam por pertencer a todas as gerações dos portugueses.

Maria Eduarda Fernandes, uma das cantoras deste grupo musical foca a sua força de vontade: “gosto de tudo que é viver, paz, muita alegria, muita genica e depois nós provocamos outras que estão mais paradas, a gente chama-las e elas vêm, com o entusiasmo de virem também agitar mais um bocadinho o corpo, para não querermos o sofá”.

Para Almeida Henriques, presidente da Câmara Municipal de Viseu, este projeto é “um misto do revivalismo em relação ao rock que estas gerações viveram e acaba por ser também um projeto que permite este envelhecimento ativo que nós tanto valorizamos em Viseu”. Almeida Henriques descreve o projeto “A Voz do Rock” como sendo, dentro de todos os projetos culturais existentes na cidade, “o mais emblemático”.

Ricardo Augusto adianta que o principal objetivo da banda, neste momento, é a preparação para o concerto com Kalu, baterista dos Xutos e Pontapés, que se irá realizar no dia 1 de outubro do corrente ano no Teatro Viriato. Segundo o diretor musical, “vai ser um momento especial para nós todos”.

 

Texto: Inês Azevedo e Anita Almeida

Imagens: Inês Azevedo e Filipa Jesus

a