Mangualde reuniu especialistas para debater maus tratos e abuso de menores

“Maus tratos e abuso sexual de menores” foi a temática do seminário que reuniu na Biblioteca Municipal de Mangualde, Dr. Alexandre Alves, vários especialistas para um debate sobre o tema, nomeadamente: Francisco Moita Flores, escritor, investigador e antigo inspetor da Polícia Judiciária; João Pinheiro – Médico Legista; Brígida Caiado, Psicóloga; e Cristina Ribeiro – Psicóloga. A ação decorreu no passado dia 29 de novembro, numa organização conjunta da Câmara Municipal de Mangualde e da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco de Mangualde – CPCJ.

A sessão de abertura contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Mangualde, João Azevedo, da presidente da CPCJ e vereadora da Ação Social da Câmara Municipal de Mangualde, Maria José Coelho, e da diretora do Centro Distrital do Instituto da Segurança Social, Márcia Martins.

Durante o seminário foram abordadas diferentes questões, por oradores de distintas áreas, mas com um objetivo comum: sensibilizar e sinalizar situações problemáticas e/ou de risco e alertar sobre o impacto que os maus tratos e abuso sexual têm nestas crianças e jovens. Como referiu Maria José Coelho, “O caminho será sempre o da construção de uma profunda e sentida cultura de respeito pelos interesses e pelos direitos das crianças”.

A ação foi aberta ao público em geral, com especial interesse para técnicos da área da saúde, técnicos da ação social, corpo docente, auxiliares de ação educativa, profissionais ligados à área da justiça, forças de segurança, autarcas. No geral, destinou-se a todos os que atuam diretamente com as crianças e jovens.

a