Mangualde assinala Dia Municipal para a Igualdade

No âmbito das comemorações do Dia Municipal para a Igualdade, 24 de outubro, o Município de Mangualde promoverá, juntamente com a Rede Social de Mangualde, a AMARTE e o Agrupamento de Escolas de Mangualde, um teatro/bailado destinado aos alunos do 3.º ano do ensino básico e envolvendo toda a comunidade. Neste dia, os temas da igualdade de género, violência doméstica e bullying voltam a dominar a agenda do concelho.

O objetivo desta peça, que terá lugar na Sala Polivalente da Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves, pelas 15 horas, é trabalhar a prevenção e a sensibilização para a tomada de consciência de forma cada vez mais precoce.

Como meio privilegiado de socialização, a escola tem como missão promover a igualdade de oportunidades e educar para os valores do pluralismo e da igualdade entre homens e mulheres. Urge desenvolver um esforço para a eliminação da discriminação em função do género e, consequentemente, de relações de intimidade marcadas pela desigualdade e pela violência, constituindo-se parte essencial da educação para os direitos humanos, para o respeito pelos direitos e pelas liberdades individuais na perspetiva da construção de uma cidadania para todos.

Esta peça incluirá um debate como campanha de sensibilização contra o bullying. Retratar-se-á uma história que pode acontecer na porta ao lado da nossa: duas irmãs, que vivem num ambiente de violência doméstica e que, mudando de escola, passam a ser vítimas de bullying. Como detetar? Como prevenir? Como resolver? Que comece o debate!

Os interessados poderão fazer a sua inscrição para os endereços de e-mail ssocial@cmmangualde.pt ou redesocial@cmmangualde.pt.

a