São mais de 50 mil os viseenses clientes das Águas de Viseu
Já são 50.069 os viseenses que se tornaram clientes das Águas de Viseu e possuem contrato de abastecimento de serviços de água e saneamento. Para este crescimento, superior a 20%, muito contribuiu o programa de combate às ligações clandestinas implementado em 2014. Atualmente, 83% dos alojamentos domésticos estão ligados à rede pública de abastecimento de água, quando em 2013 eram apenas 67%.
Por Luciana Soares
“O trabalho realizado nos últimos 8 anos tem sido notável. Representa um grande salto para o concelho na defesa da saúde pública, na promoção da segurança ambiental e na sustentabilidade de um sistema acessível, justo e de grande qualidade”, avança Conceição Azevedo, presidente da Câmara Municipal de Viseu. Recorde-se que, no âmbito do programa de combate às ligações clandestinas, os pedidos de ramais de água e saneamento executados até à data, ultrapassou os 15.000.
Como refere a autarquia em comunicado, “apesar de Viseu ser um concelho com 507 km2 de território, com várias localidades de baixa densidade, já atingimos uma taxa de cobertura de saneamento em 98%, e de água em mais de 99%”.
Segundo a Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos (ERSAR), a água de Viseu é 100% segura para consumo humano, merecendo o selo de “Qualidade Exemplar”.
Saliente-se ainda que, face à crise económica e social gerada pela pandemia, o Município de Viseu e a Águas de Viseu incrementaram os apoios às famílias viseenses. Assim, no final do ano passado, a autarquia lançou o VISEU INVESTE 2021, atribuindo um desconto de 20% do custo do consumo de água e de saneamento para todas as famílias.