Município de Mangualde apoia estudantes do ensino superior

Pelo terceiro ano letivo consecutivo, o Município de Mangualde atribuirá bolsas de estudo aos estudantes do ensino superior residentes do concelho, cuja situação económica do respetivo agregado familiar não lhes permita frequentar um curso superior pelos seus próprios meios. No passado ano letivo foram 21 os jovens que usufruírem deste apoio, num total de 10 mil euros de investimento municipal.

Os estudantes interessados podem candidatar-se a estas bolsas de estudo entre 1 de outubro e 15 de novembro, devendo, para isso, preencher o formulário próprio (https://bit.ly/2pljP7Z) e entregá-lo no Gabinete de Ação Social de Mangualde (regulamento aplicável disponível em https://bit.ly/2pmf26e).

A atribuição de bolsas de estudo por parte da Câmara Municipal é cumulativa com outras bolsas ou subsídios concedidos por outras instituições, desde que o valor que resulte da soma das mesmas não seja superior ao Indexante de Apoios Sociais (IAS), ou seja, 428,90€.

São consideradas como condições preferenciais para a atribuição deste apoio social:

  • Situações de maior vulnerabilidade económico-social do agregado familiar, designadamente de desemprego, doença grave e permanente de qualquer um dos elementos do agregado, com efeitos diretos no respetivo rendimento mensal;
  • Famílias monoparentais;
  • Famílias com elementos portadores de deficiência, mediante a apresentação de documentação comprovativa da mesma;
  • Ter frequentado o ensino secundário na escola do concelho;
  • Melhor aproveitamento escolar obtido no ano letivo anterior;
  • Melhor média de classificação nos últimos três anos.
a