Moimenta da Beira, Alvite e Peva reforçam respostas sociais na creche e lares
A creche da Santa Casa da Misericórdia de Moimenta da Beira e os Lares de Terceira Idade de Alvite (Centro Comunitário) e Peva (Casa Nossa) viram reforçados os acordos de cooperação em respostas sociais conferidos pelo Instituto da Segurança Social depois de aprovadas as respetivas candidaturas no âmbito do “Procoop”, um programa que analisa designadamente a percentagem máxima de utentes a abranger por acordo de cooperação face à capacidade instalada das Associações Particulares de Solidariedade Social (IPSS).
A cerimónia de assinatura decorreu na última sexta-feira, 8 de junho, na Segurança Social de Viseu, entre o diretor desta instituição pública (Telmo Antunes) e os dirigentes das três instituições do concelho contempladas: Santa Casa da Misericórdia (José Agostinho Gomes Correia), Centro Comunitário de Alvite (Padre Jorge Giroto) e Casa Nossa, em Peva (Luís Afonso).
No caso da Creche da Santa Casa da Misericórdia de Moimenta da Beira o número de acordos de cooperação passou de 30 para 32, pese embora a instituição tenha mais oito crianças (40 no total) a seu encargo. Com o Centro Comunitário de Alvite o reforço foi de 11 acordos de cooperação, passando de 25 para 36 o número de utentes do Lar apoiados diretamente pela SS. A Casa Nossa, em Peva, passa a ter mais seis utentes apoiados. Os acordos de cooperação passam de 17 para 23.