Páscoa em Figueira de Castelo Rodrigo

No dia 25 de março, às 11h30, deu-se início à semana santa em Figueira de Castelo Rodrigo, no distrito da Guarda, com a bênção dos ramos no Adro da Igreja Matriz. Seguiu-se a procissão e a eucaristia.

O fim da quaresma foi assinalado no dia 28, data em que decorreu, na Igreja Paroquial de Figueira de Castelo Rodrigo, a Missa Vespertina da Ceia do Senhor, Lava-Pés e a Trasladação do Santíssimo Sacramento, que contou com a presença dos padres Vítor Lourenço e João Monteiro. Os párocos destacaram que este é um dia importante para relembrar a última ceia de Jesus Cristo com os doze apóstolos.

Na sexta-feira santa celebrou-se o julgamento, paixão, crucificação, morte e sepultura de Jesus Cristo. Pelas 15h00, na Igreja Paroquial, teve lugar a Celebração Litúrgica da Morte do Senhor, e, pelas 18h00, a Procissão dos Passos que se iniciou com o Cântico da Verónica.

Olivia Passos, uma criadora dos altares, diz que este ano gostou de participar: “Participo há mais de 30 anos e, este ano, não podia deixar de fazer o altar para este lindo dia”.

Judite Madureira também participou e ajudou na criação dos altares: “Gosto muito de ajudar todas as minhas vizinhas e amigas a criarem os seus altares para ficarem os mais bonitos da rua.”

Para finalizar teve lugar a Procissão do Enterro do Senhor, também chamada de Procissão do silêncio.

No Domingo de Páscoa, pelas 11h30 teve início a Missa Solene e a Procissão da Ressurreição, seguida da Visita Pascal, durante a qual o padre da freguesia levou Jesus Ressuscitado a casa de quem o quis receber

Durante estes dias decorreu mais uma edição das Férias Desportivas da Páscoa,  com os jovens do concelho a usufruir da oportunidade de participar em diversas atividades, tais como andebol, escalada, jogos aquáticos, jogos tradicionais, orientação fotográfica. A iniciativa integrou ainda uma visita à Plataforma de Ciência Aberta na Barca de Alva.

 

 

Texto e imagem: César Silva

a