EUROPE DIRECT promove diálogo inter-regional sobre o futuro da União Europeia
O EUROPE DIRECT Viseu Dão Lafões vai organizar, entre os dias 9 e 10 de novembro, a 1.ª edição do “Bootcamp Grow EU” que terá lugar na Universidade de Aveiro.
Por Beatriz Guerra
Durante os dois dias de atividades, os estudantes terão a oportunidade de refletir sobre as prioridades e políticas europeias e dialogar sobre o futuro do projeto europeu. Em destaque estarão temas como “Pacto Ecológico Europeu”, “Alcançar uma Europa Preparada para a Era Digital”, “Ano Europeu da Juventude” e “Investigação Universitária Europeia”.
Um webinar sobre projetos “We-Europeans”, um escape room “Populismo e Cidadania Europeia” e sessões sobre “Os Jovens e o Mercado de Trabalho Europeu”, o “Pacto Ecológico Europeu” e o “Projeto O’bias” são alguns dos momentos do programa, assim como uma deslocação à associação Inova Ria e uma visita à cidade de Aveiro.
De acordo com Fernando Ruas, Presidente da CIM Viseu Dão Lafões, “esta experiência imersiva dedicada à Europa, que conta o rigor académico do IPV e da UA, é mais uma iniciativa inter-regional do EUROPE DIRECT com impacto direto na consciencialização dos jovens para os temas europeus, cada vez mais presentes no nosso dia a dia. Antecipando o seu sucesso, estou convicto que com esta primeira iniciativa lançamos as bases para um debate cada vez mais alargado sobre a União Europeia e o seu futuro”.
Nuno Martinho, Secretário Executivo da entidade que acolhe o EUROPE DIRECT Viseu Dão Lafões, sublinha a importância de iniciativas como esta. “É cada vez mais decisivo dar a conhecer as políticas e as iniciativas europeias aos habitantes do território da Região de Aveiro e de Viseu Dão Lafões, especialmente aos mais jovens. Iniciativas como este Bootcamp alargam os horizontes dos participantes e mostram-lhes que o projeto europeu não acontece apenas em Bruxelas ou Estrasburgo”, destaca.
O “Bootcamp Grow EU” tem como parceiros institucionais a Universidade de Aveiro, o Instituto Politécnico de Viseu, a Comissão Europeia e a Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões.