Ligação entre a Ponte da Ermida e Baião abrangida pelo Plano de recuperação e resiliência
Foi divulgada pelo governo a lista atualizada do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que está em consulta pública durante duas semanas, e que inclui a obra rodoviária de ligação da Ponte da Ermida a Baião.
Por Mónica Costa
«A concretização deste projeto é fundamental para o desenvolvimento económico e social do concelho, pois irá melhorar significativamente as acessibilidades, atraindo mais investimento, proporcionando melhor qualidade de vida aos nossos munícipes e, consequentemente, contribuir para a fixação da população».
Câmara Municipal de Cinfães
É de recordar, que em setembro de 2020, Garcez Trindade e o autarca de Baião, Paulo Pereira, reuniram com o ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, para reivindicar o abrangimento do projeto de ligação de Baião à Ponte da Ermida no PRR, o que se concretizou apenas agora.
Com este documento prevê-se que Portugal venha a receber 13,9 mil milhões de euros em subvenções e o recurso a empréstimos no valor de 2,7 mil milhões de euros do Mecanismo de Recuperação e Resiliência, para dar resposta à grave crise sanitária, social e económica provocada pela pandemia COVID-19.
De referir ainda que os eixos prioritários do PRR são a Coesão Social e Territorial, a Transição Climática e Digital, Saúde, Habitação, Investigação e Desenvolvimento.