Escola Superior de Educação de Viseu acolhe congresso da SOPCOM

Sonia Livingstone e Nico Carpentier são dois dos nomes já confirmados para o evento que vai assinar os 20 anos da associação que em Portugal que se dedica à pesquisa na área das Ciências da Comunicação.

A Escola Superior de Educação de Viseu vai acolher o X Congresso da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (SOPCOM), que se realiza entre os dias 27 e 29 de novembro. O evento celebra os vinte anos da fundação da associação dos investigadores portugueses da área de Ciências da Comunicação, ocorrida em 29 de novembro de 1997. Desde então, em todos os seus congressos, a SOPCOM procura refletir com os seus associados o futuro da comunicação.

A conferência de abertura deste X SOPCOM será feita por Sonia Livingstone, professora na London School of Economics. Nico Carpentier, professor da Universidade de Upsala, é outro dos nomes já confirmados.

“Rumos da Sociedade da Comunicação”, “Repensar os Media: Novos Contextos da Comunicação e da Informação” ou mesmo “Meios digitais e indústrias criativas: os efeitos e os desafios da globalização”, foram temas já abrangidos pelos congressos da SOPCOM. Este ano, a temática escolhida é “Ciências da Comunicação: Vinte anos de investigação em Portugal” que lança o desafio aos participantes de debater este tema, de forma retrospetiva e prospetiva, com o objetivo de refletir sobre os caminhos da comunicação em Portugal e no mundo.

Para além de terem sido realizados vários congressos, de norte a sul do país, durante estes anos, a SOPCOM tem vindo a cooperar na organização de eventos com investigadores oriundos dos países de língua portuguesa, como o Brasil.

A chamada de trabalhos já foi aberta e os interessados podem submeter as suas propostas até dia 31 de maio. Serão desenvolvidos estudos em torno de diversas áreas, tais como Cibercultura, Ciência da Informação, Jornalismo e Sociedade, Estudos Fílmicos, Retórica e Publicidade, referentes aos 16 grupos de trabalho em funcionamento. Esta edição, a ter lugar na ESEV, incluirá ainda um grupo de trabalho dedicado ao Turismo e Território.

Texto e foto: Rute Monteiro

 

a