Comissão Europeia apresenta plano para transformação dos setores da comunicação social e audiovisual
O Plano de Ação para a transformação da comunicação social e audiovisual, apresentado no passado dia 3 de dezembro, é fundamental para a autonomia digital e diversidade cultural da Europa.
Por Mariana Oliveira
Este plano de ação centra-se em três domínios de atividade e dez ações concretas, a fim de ajudar o setor da comunicação social a recuperar da crise, facilitando e expandido o acesso a financiamentos, a transformar-se através do estimulo ao investimento para aderir à dupla transição digital e ecológica, assegurando simultaneamente a futura resiliência do setor, e a capacitar as empresas e os cidadãos europeus.
No âmbito do Mecanismo de Recuperação e Resiliência, cada plano representará um nível mínimo de 20% das despesas para o digital. As medidas estão destinadas a estimular a produção e a distribuição de conteúdos digitais, como os meios de comunicação digitais, serão tidas em consideração para este objetivo.
O plano de ação visa facilitar o acesso ao apoio da União Europeia, impulsionar o investimento na indústria audiovisual e lançar uma iniciativa para agregar ações e apoio para o setor da comunicação social, através do incentivo de espaços de dados europeus para partilha e inovação, da promoção de uma coligação industrial europeia da realidade virtual e aumentada e da facilitação das conversações e as ações para que a industria se torne climaticamente neutra até 2050.
As ações incluem lançar um diálogo com a indústria, audiovisual, promover os talentos europeus em matéria de comunicação social, capacitar os cidadãos e reforçar a cooperação entre reguladores.