|
|
Matemática para a Sala de Aula
|
|
PFCM - Programa de Formação Contínua em Matemática |
|
Projeto | Princípios | Objetivos | Programa | Formadores | Avaliação |
2005-2011
PFCM - Programa deFormação Contínuaem MatemáticaPara Professores dos 1º e 2º Ciclos
PROTOCOLO Ministério da EducaçãoEscola Superior de Educação - Viseu Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
Escola Superior de Educação de Viseu R. Maximiano Aragão 3504-501 VISEU |
O que deve saber sobre o PFCM:
►O que se pretende com o programa? • Este Programa teve como meta última a melhoria das aprendizagens matemáticas dos alunos portugueses dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico e, também, o desenvolvimento de uma atitude favorável em relação a esta área curricular. Para isso, pretende-se: a) o aprofundamento do conhecimento matemático, didáctico e curricular dos professores do 1º ciclo envolvidos; b) a implementação de experiências de desenvolvimento curricular em Matemática; c) o desenvolvimento de atitudes positivas dos professores relativamente à Matemática; d) a criação de dinâmicas de trabalho em colaboração entre os professores e e) a promoção de trabalho em rede entre escolas e agrupamentos.
►A quem se dirige o programa? O programa dirigiu-se a professores dos 1.º e 2.º ciclos que estejam a leccionar Matemática. Terão prioridade os professores que estejam a leccionar o novo programa de Matemática e depois os que nunca participaram no PFCM.
►Qual a sua duração? O programa tinha a duração de um ano lectivo.
►O que se propõe? Os formandos tinham ao longo do ano: (i) 12 sessões conjuntas de 3h, conduzidas pelo formador; (ii) 4 sessões de acompanhamento em sala de aula.
►O que tem o professor a ganhar? Este trabalho permitiiu:
|