ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE VISEU

Matemática

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PFCM - Programa de Formação Contínua  em Matemática

 
Projeto Princípios Objetivos Programa Formadores Avaliação    

Princípios

 

 

Este plano adopta os princípios propostos pela Comissão de Acompanhamento no documento orientador (Nov, 2005) e que se passam a enunciar e a comentar de forma breve:

 

1. Valorização do desenvolvimento profissional do professor. Desenvolver o professor pressupõe que se parte dos seus conhecimentos e práticas profissionais para os potenciar.

 

2. Valorização de uma formação matemática de qualidade para o professor. Embora o conhecimento profissional do professor não se reduza ao conhecimento matemático, este é fundamental para o ensino da disciplina, juntamente com os saberes relativos ao currículo, à aprendizagem e à instrução. No caso do professor do 1.º Ciclo, apesar do seu carácter generalista, não pode deixar de se sublinhar que ele também é um professor de Matemática, pelo que deve adquirir uma formação consonante com esse facto.

 

3. Valorização do desenvolvimento curricular em Matemática. As dinâmicas de desenvolvimento curricular constituem boas oportunidades de desenvolvimento integrado dos profissionais destes níveis de ensino.

 

4. Reconhecimento das práticas lectivas dos professores como ponto de partida da formação. As lógicas formativas devem partir da identificação de problemas profissionais e evoluir numa dinâmica de projecto pessoal.

 

5. Consideração das necessidades concretas dos professores relativamente às suas práticas curriculares em Matemática. As possibilidades formativas dependem de um forte envolvimento dos formandos, pelo que é de partir da identificação de necessidades e interesses dos professores.

 

6. Valorização do trabalho colaborativo entre diferentes actores. A dimensão colaborativa, tão arredada da cultura profissional dos professores, possui virtualidades em termos da segurança que proporciona, especialmente em situações de mudança para os profissionais.

 

7. Valorização de dinâmicas curriculares contínuas centradas na Matemática. A Matemática tem necessidade de se assumir como uma área curricular fundamental nos primeiros anos de escolaridade, pelo que tem tudo a beneficiar da presença de profissionais com particular interesse nesta área.