Programa
09h00 Receção
09h30 Sessão de abertura
10h00 Conferência Plenária
- Orador: Rui Lopes (Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém)
- Moderador: Belmiro Rego (Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu)
10h45 Coffee break e visita aos stands com material didático e à galeria dos pósteres
11h30 Painel temático: Espaços Maker nas escolas
- Oradora: Idalina Silva (AE de Mangualde)
- Oradora: Cláudia Gomes (AE de S. João da Pesqueira)
- Oradores: Alexandre Santos e Carlos Saraiva (AE de Trancoso)
- Moderador: António Lucas (CCTIC ESE/IP Viseu)
13h00 Almoço (Livre)
14h30 Oficinas de formação
- Workshop 1 – Educação ambiental e robótica nos primeiros anos: histórias e projetos para aprendizagens significativas* Dinamizadores: Maria Figueiredo, Sandra Ferreira, Valter Alves, Isabel Abrantes, Cristina Azevedo Gomes
- Workshop 2 – Podcast Educativo: identidade sonora e visual com ferramentas digitais** Dinamizadores: Teresa Gouveia, Miguel Midões, e Sónia Ferreira
- Workshop 3 – Micro:Bit na Sala de Aula – Primeiros Passos com o Computador de Bolso*** Dinamizador: Pedro Rito
- Workshop 4 – Iniciação ao mBot2 e exploração de sensores: Aplicações em Educação STEM**** Dinamizador: António Lucas, Olga Pestana
17h50 Encerramento
*RESUMO:
O projeto GREENCODE (Erasmus+) pretende promover a compreensão pelas crianças acerca de questões de sustentabilidade ambiental para enfrentar os desafios nas áreas de mudança climática, vida saudável, eficiência de consumo e outros tópicos relacionados com práticas mais verdes e sustentáveis. O projeto tem como objetivo apoiar educadores/as de infância na exploração de cenários de ensino e aprendizagem que respondam a esse desafio, em articulação com o desenvolvimento de competências de pensamento computacional através da robótica educativa. O projeto explora uma abordagem de aprendizagem baseada na pesquisa que convoca a participação ativa das crianças na exploração e resolução de problemas de sustentabilidade ambiental.
Nesta oficina de formação serão trabalhadas, de forma colaborativa, algumas das propostas do GREENCODE, nomeadamente: o livro de atividades, com propostas de aprendizagem baseada em pesquisa para as crianças, e o baralho de cartas para a criação de histórias com robótica educativa.
**RESUMO:
Neste workshop os participantes exploram o potencial pedagógico do podcast como recurso educativo. Através de uma abordagem prática, os formandos terão oportunidade de criar uma identidade sonora (voz, efeitos, jingle) e visual (logótipo, capa) para um podcast educativo, utilizando ferramentas digitais gratuitas como o Audacity e o Canva. Em pequenos grupos rotativos, os professores desenvolvem competências de produção e edição áudio, design gráfico básico e estratégias de comunicação multimédia, com vista à replicação em contexto escolar.
***RESUMO:
Descobre o potencial do Micro:Bit, um pequeno computador de bolso ideal para introduzir os alunos do 1.º ciclo à programação e ao pensamento computacional. Neste workshop prático, os professores aprenderão a criar projetos simples e divertidos com blocos, promovendo a criatividade e a aprendizagem ativa na sala de aula.
****RESUMO:
Com foco no mBot2, os participantes terão a oportunidade de explorar, de forma prática, as suas funcionalidades básicas, bem como o potencial dos seus sensores (ultrassónico, de temperatura e humidade, de luz, entre outros). Será feita uma contextualização do mBot2 no âmbito da educação STEM, evidenciando-se o seu contributo para a promoção da interdisciplinaridade através de atividades práticas e colaborativas. Os participantes aprenderão a programar o robô utilizando uma linguagem de programação por blocos (mBlock) e a conceber pequenas tarefas pedagógicas adaptáveis a diferentes níveis de ensino