Programa

09h00 Receção 

09h30 Sessão de abertura 

10h00 Conferência Plenária: Indo eu, indo eu, pensando nas TIC nas escolas em Viseu          

           João Correia de Freitas [Universidade Nova de Lisboa]

           Moderadora: Cristina Azevedo Gomes

11h00 Intervalo 

           Coffee break e visita aos stands com material didático

11h45 Painel temático:  Integração da programação e robótica no processo de ensino-aprendizagem

          Maria Figueiredo [ESEV] – Projeto EARLY: Desafios da Educação a Distância com recursos digitais tangíveis na Educação Pré-escolar na ESEV

           Paulo Sanches / Ana Sofia Pereira [CFAE Douro e Távora / AE Moimenta da Beira] – Robótica e programação com Lego Spike nas aulas de TIC no AE de Moimenta da Beira

           José Couto / José Carlos Rocha [CFAE EduFor / AE Sátão] – A Lego Education ao Serviço do Currículo nas escolas associadas do EduFor

           Moderador: António Lucas

13h00 Almoço  

14h30 Oficinas de formação  

           Workshop 1* – Pensamento computacional e robótica: codificar desde a primeira infância

                   

                        Dinamizadores: Ana Loureiro / Marlene Fernandes

           Workshop 2** – Projeto Greencode: Educação ambiental e robótica nos primeiros anos

                   

                        Dinamizador: Cristina Azevedo Gomes / Isabel Abrantes             

           Workshop 3*** – Vincibot: robô desenhador em tarefas de sala de aula

                   

                        Dinamizadores: António Lucas / Olga Pestana

           Workshop 4**** – A Lego Education ao Serviço do Currículo 

                   

                        Dinamizadores: José Couto / José Carlos Rocha

17h50 Encerramento   


* Resumo: O pensamento computacional tem recebido considerável reconhecimento por parte da comunidade científica e educativa como competência fundamental. Aprender a programar um robô envolve a codificação e a robótica para o desenvolvimento do pensamento computacional, atividade que pode ser integrada em contextos educativos logo na primeira infância. Os robôs educativos permitem executar diversas atividades de pensamento computacional, robótica e programação em cenários lúdicos com desafios crescentes para a construção e aprendizagens significativas. Nesta oficina, terá oportunidade para conhecer e explorar o robô DOC e algumas de suas potencialidades educativas para o desenvolvimento da competência digital dos alunos!

** Resumo:

O projeto GREENCODE é um projeto Erasmus+ que envolve sete países. Pretende promover a compreensão das crianças sobre questões de sustentabilidade ambiental para enfrentar os desafios nas áreas de mudança climática, vida saudável, eficiência de consumo e outros tópicos relacionados com práticas mais verdes e sustentáveis. O projeto tem como objetivo apoiar professores e educadores de infância na exploração de cenários de ensino e aprendizagem que respondam a este desafio, em articulação com o desenvolvimento de competências de pensamento computacional através da robótica educativa. O projeto explora  uma abordagem STEAM que convoca a participação ativa das crianças na exploração e resolução de problemas de sustentabilidade ambiental.

Nesta oficina de formação serão trabalhadas, de forma colaborativa, algumas das propostas de atividades do GREENCODE.

*** Resumo: O Vincibot é um robô educativo desenvolvido para promover aprendizagens de forma interativa e prática em ambientes educativos, podendo ser utilizado ao longo de vários anos de escolaridade trabalhando com os alunos de acordo com as orientações dos documentos curriculares. São cada vez mais os estudos que se debruçam sobre os contributos da Robótica Educativa para a promoção de aprendizagens e desenvolvimento de competências. Nesta sessão far-se-á uma introdução para a utilização deste robô desenhador e trabalhar-se-ão propostas de tarefas passíveis de ser implementadas em sala de aula. 

**** Resumo: O SPIKE Prime (LEGO Education) estimula continuamente alunos por meio da aprendizagem lúdica a pensarem criticamente e a resolverem problemas complexos. Independentemente de seu nível de aprendizagem. Desde projetos simples até possibilidades ilimitadas de design criativo, o SPIKE Prime ajuda os alunos a aprenderem o essencial do STEAM e a desenvolverem as habilidades do séc. XXI, necessárias para despertar as mentes inovadoras do amanhã… Tudo isso com muita diversão!
Neste workshop propomos dar a conhecer o projeto do EduFor intitulado “A Lego Education ao serviço do Currículo nas Escolas associadas do EduFor” e realizar com os participantes atividades com o SPIKE Prime para que possam experienciar a utilização desta ferramenta.

Nota: Apesar de cada oficina de formação estar mais vocacionada para um determinado nível de ensino (WS1-JI; WS2-1.ºCEB; WS3-2.ºCEB e WS4-3.ºCEB) informamos que o trabalho a desenvolver não se “esgota” nesse nível de ensino e existe flexibilidade para os conteúdos que serão trabalhados poderem ser ajustados para o nível de ensino predecessor e/ou sucessor.