Os serviços de recursos humanos, expediente e arquivo exercem as suas atribuições nos domínios da gestão de pessoal docente e não docente e ainda na gestão da correspondência recebida e expedida e respetivo arquivo.
Compete aos serviços de recursos humanos, entre outras:
a) Organizar e manter atualizados os processos individuais dos recursos humanos afetos à ESEV;
b) Verificar a assiduidade e instruir os processos relativos a férias, faltas, licenças, acumulações, equiparações a bolseiro, trabalhador -estudante, avaliação de desempenho e acidentes em serviço dos trabalhadores da ESEV;
c) Instruir os processos relativos ao serviço extraordinário, deslocações e ajudas de custo;
d) Fornecer dados estatísticos ou outros relativos às suas atividades sempre que solicitados pelos órgãos competentes;
e) Manter atualizado o arquivo, o expediente e a documentação da área de recursos humanos.
Compete aos serviços de expediente e arquivo:
a) Produzir, transmitir, avaliar, controlar e arquivar documentos em fase corrente e intermédia;
b) Gerir o ciclo de vida nos documentos e proceder ao seu armazenamento permanente ao temporário;
c) Proceder à receção, classificação e registo de toda a correspondência oficial recebida e expedida dos documentos de circulação interna e executar os demais atos;
d) Manter atualizado o arquivo, o expediente e documentação