Apresentação
A longa tradição da Escola Superior de Educação (ESEV) na formação inicial, complementar e especializada de professores, aliada ao novo desafio que o Processo de Bolonha e o Regime de habilitação profissional para a docência nos coloca, permite potenciar a experiência da ESEV em articulação com as políticas de educação, enquadradas num paradigma de formação que visa habilitar os docentes para o exercício da sua actividade profissional de forma autónoma, social e ética.
O curso pretende habilitar profissionalmente para a docência de todas as áreas da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico, contemplando o seguinte quadro de objetivos de formação:
a) Promover uma formação educacional geral, abrangendo os conhecimentos, capacidades, atitudes e competências no domínio da educação relevantes para o desempenho como Educador de Infância e Professor do 1º Ciclo do Ensino Básico;
b) Desenvolver competências pessoais e profissionais adequadas às diferentes dimensões de desempenho de Educador de Infância e de Professor do 1º Ciclo do Ensino Básico;
c) Mobilizar conhecimentos, capacidades, atitudes e competências no âmbito das didáticas específicas relativos ao ensino em todas as áreas curriculares da educação pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico para o exercício da profissão;
d) Desenvolver posturas reflexivas sobre os grandes problemas do mundo contemporâneo, da política educacional e do papel da escola na sociedade;
e) Alargar a formação cultural, social e ética a áreas do saber e cultura diferentes das do domínio de habilitação para a docência;
f) Incentivar a reflexão sobre as dimensões ética e cívica da profissionalidade docente no sentido de adequar a sua intervenção educativa;
g) Fomentar a capacidade para a intervenção em projetos de ação, investigação, inovação e experimentação científica e pedagógica;
h) Desenvolver competências que permitam uma aprendizagem ao longo da vida de um modo autónomo.
Coordenadora: Professora Doutora Ana Paula Cardoso
Contacto: mepe1ceb@esev.ipv.pt