%@LANGUAGE="VBSCRIPT" CODEPAGE="1252"%>
ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE VISEU
Matemática
para a Sala de Aula
Números e operações
Cálculo mental no 1.º ciclo do Ensino Básico. (Documento de apoio ao PFCM (ESEV))
Cálculo mental no 2.º ciclo do Ensino Básico. (Documento de apoio ao PFCM (ESEV))
A importância do cálculo mental. (Documento de apoio ao PFCM (ESEV))
Números e operações (resumo). (Documento de apoio ao PFCM (ESEV))
Números e operações. (Conjuntos). (Documento de apoio ao PFCM (ESEV))
Números e operações. (Números e sistemas de numeração). (Documento de apoio ao PFCM (ESEV))
Menezes, L., Novo, S., Rodrigues, C. (2008). Cálculo mental: Uma aposta. (Documento de apoio ao PFCM (ESEV))
Alves, B.; Cruz, O.; Sousa, F. Números decimais (Documento elaborado por formandos do PFCM))
Cebola, G. (2002). Do número ao sentido do número. In Actividades de investigação na aprendizagem da matemática e na formação de professores (pp. 223-239). Sociedade Portuguesa de Ciências de Educação. Secção de Educação Matemática.
Serrazina, L. (2002). Competência Matemática e competências de cálculo no 1º Ciclo” Educação e Matemática, 69, 57-60.
Carvalho, A. & Gonçalves, H. (2003). Multiplicação e divisão. Educação e Matemática, 75, 23-25.
Loureiro, C. (2004). Em defesa da utilização da calculadora: algoritmos com sentido numérico, Educação e Matemática, 77, 22-29.
Jacinto, A. C. (2008). Desenvolvimento do sentido de número num contexto de resolução de problemas em alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Tese de Mestrado em Educação. Especialidade em Didáctica da Matemática. Universidade de Lisboa.
Castro, J. P. & Rodrigues. (2008).Sentido de número e organização de dados: Textos de Apoio para Educadores de Infância. Lisboa: Ministério da Educação. DGIDC
Números e operações in NCTM. (2008) Princípios e Normas para a Matemática Escolar. 2.ª edição (pp. 253-260). Lisboa: APM
Menezes, L. & Carreira, S. (2009) Números: desenvolvimento curricular e tecnologia. In Costa, C., Mamede, E., Guimarães, F. (org). Actas do Encontro de Investigação em Educação Matemática.
Menezes, L., Rodrigues, C., Gomes, H., Tavares, F. (2009). Números racionais não negativos - tarefas para o 5.º ano. Lisboa: DGIDC.