Comunicação matemática
-
Menezes, L. (1996).
A comunicação na aula de Matemática.
Millenium, 3, 20-28.
-
Menezes, L. & Ponte, J.(2006).
Da reflexão à investigação: percursos de desenvolvimento
profissional de professores do 1.º ciclo na área de Matemática.
Quadrante, 15, 3-32.
-
Menezes, L. (1996).
A importância da pergunta do professor na aula de Matemática.
In J. Ponte, C. Monteiro, M. Maia, L. Serrazina, C. Loureiro
Orgs. Desenvolvimento Profissional dos Professores de
Matemática: Que Formação? (pp. 105-116). Secção de Educação
Matemática - Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação:
Lisboa.
-
Menezes,
L. (1996).
Concepções e práticas de professores de Matemática; Contributos
para o estudo da pergunta
(Colecção TESES - mestrado), Associação de Professores de
Matemática: Lisboa.
-
Menezes, L. (1997).
O discurso do professor de Matemática.
Educação e Matemática, 44, 5-11.
-
Menezes, L. (1998).
Concepções e práticas discursivas do professor de Matemática: um
estudo de caso. In J.
Pires, M. Morgado, Culturas de Aprendizagem (pp.
377-398). Escola Superior de Educação: Castelo Branco.
-
Menezes,
L. (1998).
Conceptions de professeurs et interactions des élèves dans la
classe de Mathématique.
In Joana Porfírio Orgs (pp. 180-185). CIEAEM, Setúbal.
-
Menezes, L. (1999).
Matemática, linguagem e comunicação.
Actas do ProfMat 99 (pp. 123-145). APM: Portimão.
-
Menezes, L., Silva, A., Santos, F,Trindade, M. (2002).
Professores investigam as suas aulas.
Actas do ProfMat 2002 (pp. 197-200). Viseu: Associação de
Professores de Matemática (Edição em CD-ROM).
-
Menezes, L. (2004).
Investigar para ensinar Matemática: Contributos de um projecto
de investigação colaborativa para o desenvolvimento profissional
de professores
(Colecção TESES - doutoramento). Lisboa: APM.
-
Menezes, L. (2005).
Desenvolvimento da comunicação matemática em professores do 1.º
ciclo no contexto de um projecto de investigação colaborativa.
In A. Boavida (Eds). Actas do XVI SIEM (pp. 349-365).
Setúbal: APM.
-
Menezes, L. (2005).
Desenvolvimento profissional de professores pela investigação
das suas práticas: Uma experiência colaborativa no campo da
comunicação matemática.
V Congresso Iberoamericano de Educação Matemática, Porto:
APM (Edição em CD-ROM).
-
Martinho, M. H., & Ponte, J. P. (2005b).
A comunicação na sala de aula de matemática: Um campo de
desenvolvimento profissional do professor.
Paper presented at the Actas do V CIBEM (CD-ROM), Porto,
Faculdade de Ciências da Universidade do Porto
-
Ponte, J., Guerreiro, A., Cunha, H., Duarte, J., Martinho, H.,
Martins, C., Menezes, L., Menino H., Pinto, H., Santos, L.,
Varandas, J., Veia, L. & Viseu, F. (2007).
A comunicação nas práticas de jovens professores de Matemática.
Revista Portuguesa de Educação, 20 (2), 39-74.
-
Menezes, L. & Ponte, J. P. (2009). “Investigação
colaborativa de professores e ensino da Matemática: caminhos
para o desenvolvimento profissional”.
International Journal for Studies in Mathematics Education,
1 (1), 1-31
-
Menezes, L. (2010).
Concepções sobre a comunicação matemática de uma futura
professora.
In L. Santos (Ed.). Comunicação no Ensino e na Aprendizagem
da Matemática (pp. 238-253). Lisboa: Sociedade Portuguesa de
Investigação em Educação. ISSN: 2182-0023
-
Menezes, L. (2011).
Matemática, Literatura & Aulas.
Educação e Matemática, 115, 67-71.
-
Boavida, A. & Menezes, L. (2012).
Ensinar matemática desenvolvendo as capacidades de resolver
problemas, comunicar e racionar: contornos e desafios.
In L. Santos (Ed.), Investigação em Educação Matemática 2012:
Práticas de ensino da Matemática (pp. 287-295). Portalegre:
SPIEM. ISSN: 2182-0023
|